Destino: Liubliana, capital da Eslovênia

ljubljana-castle
A compacta e colorida Liubliana (em esloveno, Ljubljana) é um lugar onde coisas bem peculiares podem surpreender até quem mora por lá: uma chuva artificial cair sem aviso, em plena praça, sob o olhar contente da criançada; carne de veado levar a fama de prato típico; dragões verdes lendários escoltarem pontes; leite fresco sair engarrafado de máquinas pelas calçadas; baladas em cavernas embalarem o povo jovem até a madrugada.

Incrustada em uma cadeia de belas montanhas, a capital da Eslovênia – no passado, território da ex-Iugoslávia, um pequeno país do leste europeu, na divisa com Áustria, Hungria, Croácia e Itália – parece ter saído de um conto de fadas. Prédios históricos bem conservados, ruas floridas, pontes e um rio que divide o centro ao meio é apenas parte dos encantos desta cidade de cerca de 250 mil agradáveis habitantes, que fazem questão de receber os turistas com cordialidade.

O charme exclusivo de pequenas cidades europeias fica ainda por conta de um castelo no alto do morro, onde se pode chegar através de um funicular de vidro. Do topo se vêem os telhados, a famosa Ponte Tripla (três pontes próximas), o dragão símbolo da cidade, as igrejas, as ruelas e um pôr-do-sol de tirar o fôlego. Com tempo, ainda é possível aproveitar a balada nos porões do castelo, em ambiente que mistura o medieval e o moderno.

De dia se pode visitar também os museus, a praça Preseren, a Igreja Franciscana, a Prefeitura, feirinhas de frutas, a fonte de Hércules e Narciso, o parque Tivoli, ou lojas e galerias de arte. Ao anoitecer, se destacam barzinhos com mesas ao ar livre e iluminação à luz de velas. É então que começam a surgir cheiros deliciosos dos mais variados restaurantes. O melhor deles é o Zlata Ribica, de comida típica eslovena com fusões europeias.

Em uma de suas mesas externas, de onde se vê o Rio Lublianica, provamos o Game Fillet with cranberry sauce (carne de veado com bacon e strukljie, massa de queijo) e molho de cranberry. Como sobremesa, escolhemos a típica gibanica, tortinha com diversas camadas, recheada com maçã, pêssego, amêndoas, castanhas, chantilly. E assim terminou nossa estada por esta maravilhosa cidade, visita obrigatória para quem gosta de lugares charmosos e inusitados. Fica mais esta dica de viagem!

13457899a1011121314151618171920

222324IMG_2546

ljubljana-slovenia-19IMG_2547

vzpenjaca

IMG_2563maxresdefault

IMG_2556IMG_2562IMG_2573IMG-0711fsIMG_2584IMG_2582IMG_2587IMG_2594IMG_2596IMG_2600IMG_2623IMG_2627

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s