Look e dicas de Ouro Preto, Minas Gerais

Sabe aquelas cidadezinhas gostosas para se perder no tempo, caminhar sossegado por ladeiras, admirar as casas coloridas e ainda reviver parte da história do Brasil?! Pois em Ouro Preto é assim: você viaja em cada linha colonial dos antigos casarios, se encanta com o ar bucólico que paira sobre as colinas verdes e contrastam com os tons intensos das igrejas, e suspira com o aroma de comida caseira vinda de seus restaurantes típicos mineirinhos.

Tivemos o prazer de desfrutar deste preservado município (fundado em 1711 por bandeirantes) quando fomos a um casamento em Minas Gerais. Chegamos a noite e jantamos no elegante Bené da Flauta, onde escolhemos pratos e doces locais de babar – super recomendo! Depois descansamos no hotel Luxor, uma das tantas pousadas charmosas que no passado serviram de casarios de senhores e escravos – a sala de café da manhã fica no porão de pedras, no qual dormiam os escravos no período colonial.

No dia seguinte conhecemos alguns pontos turísticos e históricos, como as igrejas (de São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora do Rosário). Olhamos atentamente a exposição no Museu da Incomfidência, no coração da cidade (Praça Tiradentes), onde é apresentado o movimento pela independência de Minas Gerais e um rico painel da sociedade e cultura no período do ciclo do ouro e diamantes, no século 18. Também aproveitamos para admirar o artesanato local na Feira do Largo de Coimbra, onde se vendem peças decorativas de pedra sabão, e visitar as lojas de pedras preciosas e semi-preciosas.

Para finalizar, almoçamos em um restaurante com bufet típico e dirigimos até Conselheiro Lafayete, onde teríamos o casamento, pela belíssima Estrada Real, passando por Ouro Branco. Mas confesso que fiquei com uma gostinho de “quero ver mais” em Ouro Preto, que com certeza merece mais um tour, já que não conseguimos ver tudo. Em uma próxima poderemos andar de Maria Fumaça, visitar a mina de Chico Rei e os diversos museus da cidade. Vale cada segundinho!! Fica a dica!

12346789101112131415161718192021222324252626a272829303132333435

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s