Look do dia e passeio pelo bairro San Telmo

1

Um passeio obrigatório quando se vai a Buenos Aires é, sem dúvida, visitar o bairro San Telmo, o mais antigo da capital, que preserva a essência da Argentina dos séculos 18 e 19. Situado na região central, próximo a Porto Madero e à conhecida Plaza de Mayo, é o bairro boêmio da cidade, onde se encontram cafeterias e restaurantes tradicionais, lojas e galerias de artes, antiquários e edifícios coloniais. Aos domingos abriga desde 1870 a extensa Feira de San Telmo, na Rua Defensa, das 10 às 17 horas, com barraquinhas que vendem desde cintos, peças de couro, bijuterias, roupas e chapéus, até alimentos, objetos decorativos, brinquedos e souvenirs. Artistas locais também aproveitam para mostrar seu talento aos turistas através de números de tango, canções e humor.

Meu passeio começou na Plaza Dorrego (Rua Defensa com Humberto Primo), onde tomei café da manhã no charmoso “Plaza Dorrego Bar” – recomendo pedir as típicas “medialunas”, espécie de croissant adocicada!!! Depois caminhei pela praça, comprei cachecóis e me deparei com a loja de chapéus Lili Sun, na Betlhen, 421. Fiquei encantada com a boutique, pois além de encontrar o floppy hat que buscava, também me apaixonei por diversos modelos. Já com as comprinhas à mão, entrei na Galeria La Defensa, onde vendem roupas, calçados, peças antigas e lembranças da Argentina. Achei o lugar – um casarão colonial – tão charmoso, que fiz as fotos do meu “look do dia” por lá mesmo. Depois segui por alguns quarteirões até entrar no Mercado San Telmo – datado de 14 de fevereiro de 1897. Este mercado vende desde antiguidades até peixes, flores e peças de couro, sendo que em 2001 foi declarado Patrimônio Histórico Nacional.

A algumas quadras do mercado fica a estátua do ícone pop Mafalda, personagem em quadrinhos criada em 1962 pelo cartunista argentino Joaquín Lavado. Ela foi concebida para ser um cartoon de propaganda do diário Clarin, mas tornou-se um cartoon de verdade, tendo sua primeira tira publicada em 29 de setembro daquele ano. Conquistou uma legião de fãs e muitas de suas histórias continuam atuais, mesmo 40 anos após sua última tirinha ser publicada, em 25 de junho de 1973. Na Argentina ela é considerada a segunda mulher mais popular do país, perdendo apenas para Evita (Eva Peron). Curioso, né?! Ah, vale lembrar que a estátua de Mafalda é pequena e está sentada em um banco concorridíssimo!!! Chega a dar fila para tirar foto! Eu preferi passar minha vez e aproveitar bem o tempo em San Telmo, um dos lugares que mais gostei em Buenos Aires! Tanto que fiz uma série de fotos resumindo “o que fazer pelo bairro”. Veja só:

1a24689

131410

santelmo1232221151617193-actividades_3_115327252618San_Telmo_Market,_Buenos_Aires,_Argentina (1)246646-san-telmo35mafalda

29

302831

33san_telmo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s