Vestido de crochê para passeio em Montevidéo

Uma das belas lembranças que guardo da minha avó Serena é de suas delicadas mãos elaborando guardanapos, trilhos de mesa e roupas de crochê. Ela sempre atendia nossos pedidos, e por isso acabou confeccionando às netas alguns vestidos, saídas de praia, blusas e até biquínis. Guardei com carinho a maioria destes presentes eternos, não só por valorizar trabalhos manuais e peças exclusivas, como pelo valor sentimental e até histórico/cultural que elas escondem. Para matar um pouco da saudade de minha avó e levá-la para “viajar comigo”, carreguei na mala da recente viagem ao Uruguai um vestido verde musgo que ela havia confeccionado. Usei-o no dia em que fomos a Montevidéo, com uma rasteira de franjas e cinto de metal.

Nosso passeio começou com um almoço delicioso de parrillada no Mercado del Puerto, mercado público da capital uruguaia, onde há diversos restaurantes e lojas de souvenirs (inclusive produtinhos feitos do tradicional doce de leite local). Depois passamos pelo Centro Histórico, onde há muitas praças – Plaza Independencia, Plaza España, Plaza da Constituición – e prédios antigos preservados, dentre eles, o imponente Teatro de Solis. Seguimos para o Estádio Centenário e para o Parque Batlle, onde fica o emblemático monumento Las Carretas, de 1934, em homenagem ao meio de transporte do campo. Após, fizemos uma paradinha no Shopping Punta Carretas, homônimo ao bairro em que está situado.

Este centro comercial foi construído nas instalações da Penitenciária de Punta Carretas, datada de 1910. Depois de uma fuga de mais de 100 presos (dentre eles, José Mujica), em 71, ela permaneceu vazia durante anos, até que deu lugar ao shopping, em 1994. Nele há lojas nacionais e internacionais, sendo que a fachada original foi preservada. Quando o visitamos era quase Natal, então estava tudo decorado para as festividades. Bem, e para encerrar, passamos pela La Rambla, avenida que rodeia Montevidéu de frente para o Rio da Prata e para as praias de água doce. As Ramblas estão para os uruguaios como o calçadão do Rio está para os cariocas, já que na sua extensão de mais de 22 quilômetros os moradores e turistas fazem caminhadas, andam de bicicleta e apreciam o pôr-do-sol, o que nós também fizemos, finalizando mais um dia de turismo pelo Uruguai. Veja as imagens:

IMG_4491

IMG_4467

IMG_4462

IMG_4457IMG_4458IMG_4459IMG_4460IMG_4472IMG_4473IMG_4474IMG_4475

IMG_4455

img495IMG_4442IMG_4443IMG_4448IMG_4450

IMG_4452

IMG_4479IMG_4489IMG_4494???????????????????????????????

2 pensamentos sobre “Vestido de crochê para passeio em Montevidéo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s