Natal na Europa (III): quatro cidades espanholas

Apesar de não ter feirinhas natalinas tão famosas quanto as de Munique e nem a neve pesada de Garmisch, a Espanha proporciona festividades de final de ano superanimadas aos seus moradores e turistas. Enquanto os termômetros estão rigorosos, quem caminha por Madri sente um calor humano sem igual. Pessoas circulam a pé ou com o ônibus turístico até altas horas da noite pela Gran Via, Calle Alcalá e outras avenidas movimentadas da capital, geralmente em animados grupos que cantam, conversam e até se vestem com gorros e acessórios bem curiosos alusivos ao Natal. As famílias também se aglomeram na praça Puerta del Sol, onde é montado um pinheiro tecnológico, cheio de corações e estrelas, ou ainda aproveitam o comércio da Plaza Mayor e da Feria de Navidad. Há aquelas, no entanto, que preferem se abrigar nas incontáveis cafeterias e tabernas, ou sob o acolhedor Mercado de San Miguel, que vende doces, petiscos e bolos típicos como o Roscón de Reyes.

Em Barcelona o clima é muito semelhante: há enfeites e luzes natalinas por todos os lados, as vitrines das cafeterias e restaurantes se tornam convidativas e é possível garantir “regalos” a bons preços nas diversas lojas que não fecham tão cedo nesta época do ano. Na pequena Segóvia (com cerca de 55 mil habitantes), um presépio de luz dá as boas-vindas a quem chega à cidade, que se enche de eventos, como apresentações de bandas e orquestras em plena praça central. Já em Toledo as vitrines das diversas “tiendas” de artesanato dão um show a parte. O destaque vai para as caixinhas de música, que nos fazem lembrar os filmes de Papai Noel. Durante o tempo em que morei na Europa (2012 e 2013), tive o prazer de vivenciar o Natal nestas belas cidades espanholas, e registrar momentos especiais, que compartilho agora com vocês:

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s