Óculos de sol de camelô pode cegar?

Se tem um acessório que deve nos acompanhar durante o ano todo, seja no verão ou inverno, acima de qualquer tendência, é o óculos de sol. Independente de sua armação redonda ou quadrada, preta ou com as cores da moda, devemos sempre nos preocupar em primeiro lugar com suas lentes, já que elas exercem papel fundamental para a saúde dos olhos. Por isso, é muito importante observarmos a qualidade e procedência dos óculos que compramos, já que podemos comprometer nossa visão ao adquirir um modelo falsificado ou de camelô, por exemplo. Mas o que, exatamente, as lentes devem conter? Proteção para os raios ultravioleta UVA e UVB!!! Sempre!!!! Você pode até pensar que isso é frescura ou exagero, mas a ausência destes filtros pode trazer sérias e irreparáveis consequências para a nossa visão.

O oftalmologista Douglas Haeser Weiss, de Santa Cruz do Sul, explicou para o Moda na Mala que, assim como na pele, estes raios (UVA e UVB) podem causar câncer ocular, como melanoma de íris e de conjuntiva. “Esses tumores são de tratamento muito difícil, e na maioria das vezes levam à perda importante da visão e até a retirada de todo globo ocular”, alerta o médico. Segundo ele, a chance aumenta de acordo com a exposição ao sol. “Então devemos sempre nos proteger dos raios solares”, diz. Ou seja: sol é sol, e mesmo no inverno, é preciso sempre se proteger.  Ainda de acordo com Douglas, além de câncer, estes raios podem levar a doenças degenerativas ainda sem cura. “Quando usamos um óculos de sol, as pupilas tendem a se dilatar, o que permite a entrada de maior quantidade de luz. Então, se o óculos não tiver a proteção adequada, ele serve como estímulo nocivo ao olho. Ou seja, entre não usar nada e usar um óculos de camelô, é preferível ficar sem nada!”, detalhou.

De acordo com uma matéria da Proteste sobre o tema, não usar óculos de sol pode ainda acelerar o desenvolvimento de catarata, perda da visão mais rapidamente a partir dos 60 anos, e sinais (rugas) no rosto, já que, sem óculos, costumamos franzir mais a testa. Sabendo de tudo isso, fique atenta na hora de escolher seu óculos de sol. Recorra a boas óticas e marcas confiáveis; escolha um modelo que assente bem no seu rosto, sem permitir que raios de luz passem pelas laterias; prefira lentes escuras, como da cor preta, marrom, verde ou cinza; na hora da compra, fixe o olho em um ponto e passe o óculos na frente dos olhos, para ver se não há distorção da imagem.

Bem, agora que já falamos do mais importante, apresento alguns modelos de armações para você poder aliar saúde + beleza. As tendências de modelos vão do gatinho às arredondadas e retangulares. Quanto às cores, aposte na mistura do preto e branco, nas mesclas (como tartaruga), nos metalizados e perolados foscos, ou ainda nas clássicas resinas monocromáticas, como nas cores vermelho, marrom, caramelo e preto. Separei alguns modelos para você se inspirar na sua próxima aquisição. Veja só:

_DSC0331_DSC0332_DSC0333_DSC0334_DSC0337_DSC0339_DSC0340_DSC0341_DSC0342

Óculos: Chilli Beans

Fotos: Equipe Max Shopping Center

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s