O que faz o cabelo crescer e se manter saudável?

mujer_cabello_largo_1

Esta é uma pergunta cuja resposta sempre busquei em loções, óleos, cremes, cápsulas e tudo o que pudesse fazer algum milagre nos meus fios. Sim, porque sempre tive cabelo fino e difícil de manter comprido (na medida em que cresce, desaparece, rsrsrs). Atrás de mitos e verdades, deparei-me com uma polêmica que acompanha a maioria das mulheres desde a autonomia para ir ao salão de beleza: cortar as pontinhas regularmente faz crescer o cabelo? Beatriz Pagnanelli Van Sebroeck, especialista em nutrição estética garante que o corte induz o crescimento, uma vez que representa tecido morto. “Menos tecido morto é dizer que o cabelo crescerá com aparência mais bonita”, afirma. No entanto, o processo de crescimento dos fios acontece no bulbo (raiz), e por isso é importante cuidar bem dele. Como se consegue? Basicamente através da alimentação!

Beatriz diz que a proteína é o elemento mais importante deste processo, pois é a matéria prima para o cabelo, feito de queratina. “Carne, frango, peixe, ovo e queijos magros são importantes, bem como o suplemento de colágeno, que auxilia no fortalecimento. Um aminoácido (pedacinho de proteína) que é muito importante é a arginina, presente na gelatina, chocolate e castanhas, pois é responsável pela diferenciação celular e, portanto, pelo crescimento do fio”, detalha a nutricionista. Ela recomenda ainda a vitamina C (frutas cítricas e berries) para a síntese de novas proteínas; a vitamina B12, que está envolvida na estrutura do fio, na sua manutenção e oxigenação; zinco (frutos do mar) e selenio (castanha do pará) para a divisão celular, proteção do couro cabeludo e resistência do fio. A nutricionista ainda cita o Omega 3 para preservar a oleosidade adequada do fio, bem como legumes. “Verduras e legumes amarelos alaranjados são ótimos para manter a saúde capilar, na preservação e crescimento dos fios!”, orienta.

gfd

Mas por que os alimentos são tão importantes para o crescimento capilar? A dermatologista Fernanda Boralli Mussulini, de São Paulo, explica que a matriz dos cabelos está sempre em atividade mitótica, o que requer constante suprimento de nutrientes. “A falta destes nutrientes pode levar a várias alterações clínicas capilares, como cabelos finos, quebradiços e sem brilho”, alerta. De acordo com ela, geralmente uma dieta equilibrada é o suficiente para se obter a quantidade de nutrientes adequada. “Caso contrário, uma gama de medicamentos está disponível no mercado, contendo em sua fórmula associações de vitaminas, enzimas ou princípios ativos estimulantes do metabolismo capilar”, afirma, lembrando da importância de uma consulta médica antes de tomar qualquer suplemento, para descartar possíveis patologias que cursam com alterações capilares. Para começarmos a entender mais dos nossos cabelos, Fernanda nos fala das três fases distintas dos fios:

* Crescimento (anágena): fase em que um fio de cabelo cresce continuamente por um período médio de 2 a 7 anos, fase em que a matriz se mantém em atividade mitótica, produzindo continuamente o cabelo. É a etapa que determina o comprimento final dos cabelos, e esse tempo é determinado geneticamente.

* Involução (catágena): fase intermediária do ciclo de vida do cabelo. Após o período máximo de crescimento do cabelo, a matriz para de se proliferar e suas células se retraem. Esta fase tem duração média de 2 a 3 semanas.

* Repouso (telógena): fase de eliminação dos cabelos, que dura em média de 2 a 4 meses.

É claro que cada pêlo está em uma fase independente dos demais, pois “caso todos eles estivessem em fase sincronizada, ao final de cada ciclo de crescimento, ficaríamos carecas”, brinca a médica. E por este motivo, de tempos em tempos, aparamos as pontas dos cabelos, afim de igualarmos o comprimento, deixando- o com uma aparência mais saudável. “Um fio de cabelo cresce em média 0,33 mm/ dia, que corresponde a um crescimento médio de 1 cm/ mês”, diz a dermatologista. Para auxiliar neste processo, existem vários suplementos no mercado, sendo alguns deles listados a seguir:
remedios

Anacaps – Suplemento alimentar fabricado pelos Laboratoires Dermatologiques Ducray. É composto por extrato de bambu (contém sílica vegetal), extrato de soja (rico em isoflavonas), sulfato de zinco, vitaminas PP, E, B5, B6, B8 e lecitina de soja.

Crescina- Produto fabricado pelo laboratório suíço Labo Cosprophar. ( Famoso por ter como garoto propaganda o Ronaldo fenômeno…porém não comercializado no Brasil ). Segundo os fabricantes, a formulação básica do Crescina são 2 aminoácidos, a cisteína e a lisina, que são componentes fundamentais para a formação da ceratina. Além desses produtos, contem ainda uma glicoproteína, que age como fator de crescimento, capaz de aumentar a atividade das células da matriz. É comercializado na forma de ampolas, cujo conteúdo deverá ser friccionado no couro cabeludo.

Cysti-Z – É outro suplemento alimentar produzido pelos Laboratories Bailleul, na Europa. São capsulas cujos principais componentes são a cisteína, a piridoxina e o acido cítrico.

Dabao – É um extrato de ervas chinesas, composto por 50% de etanol, 8% de água e 8% de extrato de ervas chinesas com comprovada eficácia no crescimento dos fios.

Pantogar – É um suplemento nutricional composto pelas seguintes substancias: vit. B 6, pantotenato de cálcio , queratina, PABA e  cistina.

Pill-food – Suplemento alimentar composto por metionina, cisteína, cistina, hidrolisado de proteínas, extrato de milho, pantotenato de cálcio, vit B2, B6, biotina, Vit E

Inneov , massa capilar – É um suplemento alimentar desenvolvido pelo departamento de investigação nutricional da Nestlé e pela divisão de pesquisas dermatológicas da L’Oréal.Os componentes básicos são a taurina, o zinco e catequinas. A taurina é um aminoácido encontrado em alimentos de origem vegetal e animal, como em mariscos. A taurina é um potente antioxidante, evitando a produção de radicais livres. O zinco é um elemento fundamental para a produção de ceratina. Catequinas agem como anti-radicais livres e melhoram a microcirculação na matriz do pelo.

mujer-tumbada-con-una-flor-naranja-en-el-pelo-largo-y-castaño_zoom (1)

Mais uma vez vale lembrar a importância da consulta com o dermatologista, pois apesar da maioria das medicações acima tratarem-se de associações de vitaminas, algumas delas em excesso no organismo podem causar super dosagem e inclusive queda dos cabelos, como afirma a dermatologista. “Temos que ter em mente que acelerando o metabolismo da matriz capilar, os fios crescerão mais depressa, mas também cairão em menor tempo, pois obrigatoriamente cada fio terá que cursar as três fases do seu ciclo biológico”. Fernanda nos deixa algumas dicas importantes para auxiliar no crescimento capilar:

* Além de uma dieta adequada é importante manter o couro cabeludo sempre limpo, pois o excesso de oleosidade pode dificultar o crescimento. Lembrando que cada um tem uma necessidade particular de lavagem dos cabelos, e se precisar lavar diariamente é preferível que o faça.

Massagens suaves diárias com a ponta dos dedos no couro cabeludo, durante a lavagem ou mesmo com os cabelos secos, ajuda a estimular a circulação sangüínea local – estimulando  a atividade metabólica celular.

Cuidado para não deixar o creme sem enxágue encostar na raiz dos fios, pois isso também pode dificultar seu crescimento.

* Em referência ao cigarro, além de fazer mal à pele, há estudos que comprovam alterações bioquímicas e desequilíbrio do sistema que recompõe os tecidos durante o ciclo de crescimento dos cabelos.

.Como-Acelerar-el-Crecimiento-del-Cabello-en-Mujeres.jpg6_

hgdd

3 pensamentos sobre “O que faz o cabelo crescer e se manter saudável?

  1. Pingback: 20 truques para cuidar-se dos pés a cabeça | MODA NA MALA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s