As fascinantes pérolas de Palma de Mallorca

autenticas-perlas-de-majorica_MLA-F-3672270178_012013

Embora as pérolas sejam clássicas e estejam acima de qualquer tendência ou modismo, com a volta da moda aos anos 20 e a febre do filme “Gatsby”, colares, brincos e outros acessórios de pérolas estão novamente em foco. Quem é antenada certamente já está resgatando do fundo do armário aquele anel que ganhou de herança da família, ou ainda correndo para lojas de bijuterias. Mas você sabe tudo sobre estas preciosidades? Também chamadas de “margaritas”, as pérolas se originam no interior das ostras, em reação a corpos estranhos que invadem o seu organismo, como grãos de areia ou parasitas vivos. Assim, a ostra trabalha durante anos criando camadas em torno do invasor, originando uma gema preciosa que pode durar até um século e meio. As jazidas de cultivo das pérolas naturais de melhor qualidade estão no Golfo Pérsico, mas há ainda produção na Índia, Sri Lanka, Austrália e Taiti. No entanto, há ainda as pérolas sintéticas orgânicas, ou seja, produzidas pelo homem, e nem por isso menos valorizadas. Os maiores produtores são o Japão e a Espanha, este último especificamente Palma de Mallorca, onde fica a Majorica, empresa que inventou a pérola sintética em 1890.

Estive no mês passado em Palma de Mallorca, nas paradisíacas Islas Baleares, e visitei o museu Pearl Art, criado pela Majorica, líder do mercado, que reproduz fielmente as pérolas naturais. Lá podemos ver como acontece o processo de produção das joias, que começa com a confecção das pequenas pérolas. Do contrário das naturais, elas não são formadas em moluscos, mas sim elaboradas com um núcleo de cristal opaco, com mesmo peso e densidade das gemas naturais, a uma temperatura elevadíssima. Depois de moldados, estes núcleos são secos e polidos individualmente, para retirar imperfeições, inchaços ou manchas. Após, são revestidos por capas de um líquido perolado, chamado “hemage”, feito de óleo, escamas de peixe e outros materiais orgânicos retirados do mar mediterrâneo – cuja fórmula é mantida em segredo pela empresa. Este processo é repetido mais de 30 vezes, até que se chegue a pérolas perfeitas, depois de mais de uma semana de trabalho. Finalmente elas passam por tanques de verniz, banhos de gases e soluções que garantirão durabilidade e proteção contra perfumes e queda. 

Assista AQUI a um vídeo da produção da Majorica

Estas pérolas sintéticas, apesar de não nascerem nas ostras, são mais perfeitas do que as naturais, sua produção é mais rápida, em grande escala, não agride a natureza e elas chegam mais acessíveis ao consumidor. Seus preços variam conforme os materias e o trabalho usado nas peças, que podem ser de prata ou ouro, e ter detalhes em cristais ou diamantes. Em Palma de Mallorca, uma das maiores produtoras mundiais da pérola sintética, as vitrines são de paralisar qualquer mulher, já que são repletas de brincos, colares, pulseiras, anéis e até relógios de pérolas. Além da pioneira e conceituada Majorica, há diversas outras empresas com sede nas Islas Baleares, cuja produção se destina ao mundo inteiro – inclusive ao Brasil. Há ainda um turismo importante em torno das pérolas, como uma espécie de “rota das pérolas”, ou seja, pacotes turísticos para visitação de fábricas e lojas. Foi o que fizemos na nossa estada na ilha. Fiz algumas fotos, anotações, e ao final, comprei um conjunto de colar, brincos e pulseira…um luxo!! Veja só:

B

O núcleo da pérola sendo produzido, e um colar sendo montado

Captura

Uma das campanhas atuais da Majorica, espalhada pelo mundo todo

C

Pérolas sendo avaliadas com uma lupa, e depois dispostas no balcão da fábrica para os visistantes

D

A bela ilha de Palma de Mallorca, onde se pode visitar as fábricas de pérolas

IMG_6952

Eu no Museu da Pérola (Pearl Art), da Majorica

A

Loja matriz da Majorica, em Palma de Mallorca, onde também fica o museu

IMG_6948

Peças vendidas na loja da Majorica

IMG_6953

Com entrada gratuita, o museu das pérolas conta a história das pérolas naturais e a produção das sintéticas

IMG_6949

A história das pérolas é contada no museu, que fica na Majorica

IMG_6959

As vitrines da cidade são encantadoras, com peças para todos os gostos e bolsos

IMG_7054

Este foi o conjunto que comprei, com pulseira, colar e brincos

M

Colares da Majorica

G

Brincos maravilhosos, de vários tamanhos e estilos

H

Os anéis produzidos pela Majorica

N

Pulseiras também são encontradas em diversos modelos

E

Campanhas antigas da Majorica, líder desde 1890

OP

6 pensamentos sobre “As fascinantes pérolas de Palma de Mallorca

  1. Interessantíssima a publicação! Aliás, o blog está de parabéns, pois além de trazer dicas e informações sobre moda, estilo e tendência, traz conteúdo, o que o diferencia dos demais! PARABÉNS!

    • Oi Sandra, tudo bem? Não lembro exatamente o valor, porque já faz 3 anos que comprei, e na época adquiri vários itens juntos, então não saberia dizer quanto foi cada coisa…me desculpa! Mas até hoje ninhas pérolas estão super bonitas! Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s