Óculos de madeira do lixo: ecológicos e cools!

Nunca esteve tão em alta aliar moda com ecologia. Imagine ter uma peça muito estilosa, sabendo que você colaborou com a natureza? Não há fórmula mais perfeita, certo? Pois dia desses estava lendo notícias em um site e me deparei com a história de quatro jovens cariocas recém-formados em Design pela PUC do Rio, que criaram armações de óculos com madeira descartada, chamada por eles de “madeiras redescobertas”. Achei a idéia sensacional, e descobri que a bossa dos  criadores Victor, Henrique, Luiz e Hugo foi sucesso na Feira de Milão, no estande Rio+Design, em abril.

A Zerezes, sensação no Rio de Janeiro, surgiu da vontade de desenvolver um produto de baixo impacto ambiental e alto impacto sensorial – “um produto de autoexpressão que traduzisse brasilidade através da escolha de materiais e suas misturas”, conforme os designers explicam no site (www.zarezes.com.br). Em parceria com uma empresa de tecnologia e materiais, começaram a testar lentes e processos, até chegar a dois modelos: o Gema e o Dalata, disponíveis em diversas cores de madeira na página da marca no Facebook, ou em algumas lojas parceiras. 

O nome da grife deriva da palavra “Zerê”, que significa “zarolho” no bom e velho Aurélio. É do lixo, de tacos, açoalhos, sobras de portas, que os meninos tiram maior parte da matéria prima para os óculos de aspecto contemporâneo-ecológico. “Reincerir materiais ao invés de extrair” é a filosofia desta grande criação. A produção ainda é artesanal, mas com qualidade e rigor, sendo que cada peça vem com o número de série, que é o endereço onde a madeira foi encontrada.

Eu estou encantada! Veja só que lindos e cools os óculos da Zerezes: (Fotos: Demian Jacob)

5123ty43213img_8900

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s